Tudo começou no carnaval de 2013 durante uma conversa com um amigo que, assim como eu, tinha o desejo de morar fora do Brasil, cada qual com suas respectivas famílias. Na ocasião cogitamos morar nos USA.
Toda vez que nos encontrávamos o assunto era o mesmo, ficávamos imaginado como seria morar nos USA, sonhando em ter uma vida melhor lá fora. Ao mesmo tempo traçávamos os planos para quem sabe um dia conseguir alcançar a realização desse sonho, de morar nos USA, em Miami.
No ano de 2015 houve uma reviravolta nos planos. Após eu ler uma matéria sobre o Canadá decidi que este seria meu destino, razão pela qual passei a buscar, exaustivamente, informações acerca do país, desde em vídeos no YouTube até em blogs, grupos no Facebook e Whatsapp. Mudei minha rotina em busca de um sonho, inclusive, substitui as músicas por podcasts sobre o Canadá.
O mundo parecia estar conspirando a meu favor, me impulsionando cada vez mais a buscar minha melhoria profissional e a estudar sobre o país, a verdade é tanta que durante esse período minha TV queimou, fato que me fez desligar ainda mais de tudo aquilo que não era essencial, para focar naquilo que realmente era importante, ou seja, o estudo da língua inglesa. Então, foi assim que comecei a praticar por meio do Duolingo, bem como, através do método do Mairo Vergara e dos podcasts do Learning English British Council, tudo isso, sem deixar de lado meus estudos sobre o Canadá.
Durante uma das minhas pesquisas, em junho de 2016, tive o primeiro contato com a VanHack através de uma propaganda veiculada pelo Facebook. A proposta e o conteúdo apresentados me chamaram a atenção, sendo assim, decidi torna-me assinante free, passando a acompanhar o slack, considerando os comentários dos vanhachers, compartilhando histórias e aprendizados, em uma troca simultânea de conhecimento e inspiração, com o objetivo de atingir a minha meta e também ajudar outras pessoas, afinal de contas, conhecimento é algo que quanto mais se divide mais se multiplica. Com o tempo percebi que o potencial do grupo vanhachers merecia muito mais do que apenas uma assinatura free, então, em agosto de 2016 providenciei minha assinatura pro.
O caminho que tracei em busca pelo conhecimento já era sem volta, minha vontade era de sempre buscar o melhor, sendo assim, aproveitei a promoção da blackfriday de novembro de 2016 e assinei a conta premium e senti um avanço extremamente considerável nas minhas habilidades, tanto na condição de “entrevistado” para vagas de emprego, quanto na condição de estudante de inglês. O que já era muito bom, tornou-se muito melhor, pois passei a contar com mais informações e serviços da VanHack, tais quais: a prática de entrevista em inglês, a revisão de resume, cover letter e LinkedIn, como também consultoria e mock interview.
Durante diversos meses apliquei para as mais variadas vagas no Canadá, sem obter sucesso, minhas investidas estacionavam no momento em que os recruiters questionavam sobre o work permit, contudo, não desanimei, pois, como já dizia Charles Chaplin “a persistência é o caminho do êxito”.
Nesse intervalo de tempo passei por momentos de dificuldades financeiras, apesar disso, não desisti, e vi despontar mais uma grande oportunidade, o projeto Global Talent Stream lançado pelo Canadá em 12 de junho de 2017, renovando minhas esperanças.
Segui com as aplicações para as diversas vagas, mesmo sem obter sucesso, e em setembro de 2017 fui surpreendido com um aviso de demissão, algo que até então eu nunca havia experimentado, mas pensei positivo e consegui atravessar essa fase, enxerguei a demissão não como o fim do meu contrato de trabalho, mas como o início da minha dedicação integral na busca pelo meu sonho.
Diante da condição de desemprego em que eu me encontrava, decidi ampliar os horizontes, contudo, sem perder o Canadá de vista. Foi assim que entrei em um processo seletivo para trabalhar na Polônia, mas optei por não participar da última fase da seleção por conta do falecimento de um ente querido, em 27 de setembro.
Superada essa fase de perda, segui dedicado aos estudos e à busca por uma vaga de emprego. Então, quando eu já estava prestes a completar 3 meses desempregado, notadamente em novembro de 2017, me enchi de alegria ao receber a proposta irrecusável ofertada pelo Ilya Brotzky para trabalhar part time na VanHack, cujas minhas atribuições seriam: ajudar no vanhackathon, o que foi motivo de muito orgulho, uma vez que passei por todas as categorias de usuários (free, pro e premium), alcançando a qualidade de membro do time VanHack; atuar como managers no slack, auxiliando os vanhackers no que fosse necessário e compartilhando conteúdo.
Minha felicidade era tanta que trabalhei intensamente durante a primeira semana, sem nem mesmo perceber, e o resultado foi melhor do que o esperado, no domingo da mesma semana todo o meu esforço foi reconhecido e o Ilya Brotzky me ofereceu um emprego full time, dessa forma, somada às demais funções já citadas anteriormente, passei a ministrar as aulas de prática de entrevista em inglês, averiguando a qualidade do inglês dos alunos, dando dicas, feedbacks e inovações.
Finalmente estou retornando ao meu plano, apesar de quase desistir durante o percurso quando estava desempregado, e com ajuda de alguns vanhackers me estimulando para não desistir. Para completar as boas notícias, recebo entrevistas para empresas em Portugal, local aonde havia escolhido tentar emprego, após diversas tentativas frustradas no Canadá.
Com entrevistas para cinco empresas de lá, eis que fico mais otimista com a possibilidade de imigrar para Portugal já com emprego, já que havia estabelecido uma meta de ir para Portugal até junho de 2018, mesmo sem emprego.
Então eis que chega 2018, e logo na segunda semana no dia 08 de janeiro realizo novamente uma outra entrevista, esta com um cliente da empresa, no qual passando por esta, caberia ao cliente confirmar com a empresa a minha contratação. Com a promessa de resposta até quarta-feira da semana da entrevista, com isso fiquei bastante ansioso por uma resposta positiva.
Eis que chega a quarta feira dia 10 de janeiro e nenhuma resposta, aonde entro em contato com a empresa em busca de informações e sem feedback. No dia 15 de janeiro, um outro profissional da empresa me retorna, informando que até o final do dia me daria resposta, e aquela ansiedade volta a me atingir.
Acaba o dia, e não recebo nenhuma resposta, ficando bastante ansioso, mas além de tudo super confiante em todo o processo realizado com essa empresa. Quarta feira, 17 de janeiro, o dia em que minha vida começa a mudar, quando acordo às 06:30 e minha esposa me conta que teve um sonho aonde estávamos em Lisboa.
Na mesma hora abro meu celular e olho meu Skype para saber se recebi alguma notícia. Eis que vejo que a empresa tem ótimas notícias para mim, aonde o cliente havia realizado uma oferta, e eu não pude acreditar que realmente estava acontecendo tudo aquilo que havia lutado para conquistar.
Ao olhar para a minha esposa, perguntei novamente o que ela havia sonhado, e ela me informa que havia sonhado conosco em Lisboa. Então falo para ela “pois pode acordar, que o sonho virou realidade”, tomamos em alegria, nosso plano havia sido alcançado.
Minhas últimas palavras nesse texto serão de nunca desistam dos seus sonhos, objetivos e metas, mesmo que demore anos, planeje, faça as escolhas que precisam para alcança-los, pois quando se alcança, apesar de um longo caminho, você sentirá o quanto é extremamente feliz viver essa nova experiência, sair da zona de conforto e poder crescer mais como profissional, pessoa.
Dicas para alcançar o objetivo de trabalhar fora do país, estude inglês, comece com 15 minutos todo dia, depois aumente para 30 minutos, até virar rotina de uma hora e você começar a assistir à filmes, séries, e perceber que não é tão necessário a legenda em português, pois você compreenderá o que as falas significam.
Outra dica é tente se profissionalizar com certificações, pós etc, apesar de eu não ter ainda, mas pretendo no futuro, posso ter sido um caso a parte, mas com meu conhecimento e experiência obtive meu emprego no exterior.
Guarde o máximo de dinheiro que puder para tornar seu plano cada vez mais possível de se concretizar. Mude sua rotina, se você pensa em trabalhar no exterior, passe a ficar mais tempo em casa, estudando e guardando dinheiro, aproveite para criar seu plano, revisar e identificar aonde está, o que precisa fazer para que ele siga como planejado, o que precisa alterar, lembre-se planejamento é tudo, tente planejar mais seus dias, suas semanas, verás como é mais fácil de identificar seus pontos fortes e fracos, o que precisa melhorar.
Como todo conto de fadas termina, este não poderia ser diferente, após muitos altos e baixos, sempre soubemos contornar os problemas, se ajudando, respeitando.
E assim este casal vive e viverá felizes eternamente nessa nova fase da vida, aonde aprenderemos muito e estaremos disponíveis para ajuda-los com as dúvidas.
We hack together.