Ter um perfil completo e interessante no LinkedIn faz toda a diferença na hora de prospectar vagas. Você já deve até estar cansado de saber disso, mas o que talvez seja novidade é que formatar o currículo na rede não precisa ser um trabalho chato e cansativo. Nem precisa demorar muito. Com as orientações corretas, você pode reestruturar seu perfil no LinkedIn em meia hora – mais rápido que uma aula de Zumba 🙂

Revamp your LinkedIn Profile

Photo by Anthony Fomin on Unsplash

Nídia Panizza é nossa B2C Marketing & Communication Specialist. Ela explica que caprichar nas informações que você coloca no LinkedIn faz toda diferença porque  “esse é o primeiro passo para começar a fortalecer seu marketing pessoal e alcançar o objetivo de encontrar o trabalho dos sonhos”. 

Se quer turbinar sua página no LinkedIn mas não sabe por onde começar, vamos falar de sete ações que você pode fazer agora mesmo para deixar o seu perfil mais caprichado!

1 – Atualize sua foto de perfil usando uma imagem profissional

Quando estamos navegando online, nossa atenção se volta mais naturalmente para imagens de pessoas do que de objetos ou paisagens. Se você ainda não tem foto no perfil do LinkedIn, pode estar diminuindo suas chances de ser notado por empresas!

Para escolher uma boa foto profissional para o seu currículo, siga essas recomendações básicas mas super importantes do próprio LinkedIn:

  • Sua foto tem que se parecer com você: não use uma imagem de 10 anos atrás. Escolha uma imagem atualizada em que você aparece como é hoje, seu cabelo, óculos, etc.
  • Apareça na foto: certifique-se que dá para ver o seu rosto na imagem. O corte mais profissional é do ombro para cima.
  • A foto é só sua: não utilize imagens em grupo mesmo que você corte as outras pessoas da foto.
  • Peça para alguém tirar a foto: selfies limitam seu potencial. A câmera frontal dos celulares geralmente têm resolução mais baixa que a traseira. Além disso, se outra pessoa fizer o clique, você tem mais liberdade quanto à pose.
  • Que pose fazer? O LinkedIn diz que imagens de pessoas sorridentes atraem mais atenção, entretanto, você deve parecer natural. Vale dar uma olhadinha no espelho e testar a postura que se sente mais confortável.
  • Escolha uma roupa apropriada: o melhor figurino para a sua foto de perfil são as roupas que você usa no trabalho.
  • Use a resolução correta: a foto de perfil no LinkedIn deve ter 400 x 400 px, fique atento ao tamanho ideal para que a imagem não seja cortada ou distorcida.

2 – Use uma foto de capa legal

Sua foto de capa é o segundo elemento visual na parte superior da página de seu perfil, aquele cabeçalho que aparece atrás da sua foto de perfil. Escolha uma imagem interessante que mostre um pouco mais do seu trabalho ou do que é importante para você. O LinkedIn define a foto de capa como um recurso que “ajuda sua página a se destacar, prender a atenção e permanecer memorável”. 

3 – Adicione todas as suas habilidades

O LinkedIn é uma rede social voltada para contatos profissionais. Não faz sentido, portanto, esquecer da parte principal sobre o seu currículo. Diga ao mundo o que você sabe fazer de melhor. A dica é manter essa lista sempre atualizada e sempre focada no que realmente é mais importante para a sua carreira nesse momento. O mundo da tecnologia está sempre mudando, lembre-se de checar e editar as suas habilidades de tempos em tempos.

4 – Conecte-se com colegas e ex-colegas

Comunicação é o que faz qualquer rede social ficar interessante, não é mesmo? Não trate seu perfil no LinkedIn como um mural estático. Procure interagir com outros profissionais, faça perguntas, troque ideias, demonstre interesse. Um bom jeito de movimentar a página é conversando com colegas do trabalho atual ou de outras empresas onde você já trabalhou. Bons papos costumam gerar aprendizados e oportunidades. 

5 – Peça e dê recomendações 

O LinkedIn tem uma função específica para que os usuários possam recomendar o trabalho de outros profissionais. A plataforma sugere também que você seja generoso com as suas recomendações. “Analise sua rede e identifique as conexões que você acredita que realmente merecem um endosso de sua parte.” Com tato, você pode também pedir para que colegas ajudem a fortalecer o seu perfil deixando mensagens de recomendação.

6 – Siga pessoas, empresas e influenciadores relevantes

Quem são as pessoas que você admira no seu mercado? Quais são as empresas que estão liderando o seu setor? E quem está trazendo as ideias mais inovadoras? Siga todas elas! Mostre aos seus seguidores que você é bem informado e acompanha as tendências da sua indústria.

7 – Compartilhe conteúdo relevante

As redes foram feitas para nós trocarmos informações interessantes. Compartilhar conteúdo relevante com regularidade certamente exige um esforço extra, mas vale muito a pena. A seguir, algumas orientações do LinkedIn sobre o que postar para ter um perfil que gera engajamento:

  • Compartilhe do seu feed: Se você não quiser criar conteúdo original, compartilhe o que você encontrou de mais interessante no seu feed. Se você estiver seguindo pessoas e empresas relevantes essa tarefa fica mais fácil.
  • Comente posts de outras pessoas: Trocar ideias com outros usuários faz a experiência ficar mais rica. Além disso, você pode transformar o seu comentário em posts no seu perfil, fazendo a conversa render ainda mais.
  • Publique textos longos: O LinkedIn tem um espaço dedicado a artigos e eles são listados inclusive em buscas do Google.
  • Compartilhe materiais da sua empresa: O material de marketing da sua empresa fortalece o seu perfil. Compartilhar estudos de caso, white papers e outros conteúdos de marca.

 

Precisa de ajuda para colocar tudo em prática?

Em pouco tempo, você pode turbinar o seu perfil no LinkedIn mas, se você ainda não tem certeza de como fazer isso ou precisa de uma ajudinha a mais, agende uma sessão individual na Premium Academy para um Profile Review. Lembre-se que nós estamos aqui para orientá-lo(a), então não perca essa chance de apresentar o seu melhor e impressionar possíveis recrutadores.

Você pode aprender mais sobre a consultoria individual aqui.

Saiba mais sobre a Premium Academy.

Veja como falar sobre a sua experiência.

Veja como ter o melhor perfil na VanHack e ser notado(a) pelas empresas:

Confira mais dicas do LinkedIn:

https://www.linkedin.com/business/sales/blog/profile-best-practices/17-steps-to-a-better-linkedin-profile-in-2017

https://www.linkedin.com/business/talent/blog/product-tips/tips-for-picking-the-right-linkedin-profile-picture

https://www.linkedin.com/business/sales/blog/profile-best-practices/17-steps-to-a-better-linkedin-profile-in-2017

See 40 new senior developer profiles every 2 weeks and get notified about upcoming hiring events!

See 40 new senior developer profiles every 2 weeks and get notified about upcoming hiring events!

Subscribe to our newsletter

You have Successfully Subscribed!